Nossos Serviços
Clique no serviço para ver mais informações.AVALIAÇÃO
Avaliação de Repertório:
Para garantir a qualidade da intervenção, utiliza-se protocolos/testes específicos de avaliação de repertório do educando. Trabalhamos com avaliação de repertório especificamente para as pessoas com desenvolvimento atípico, realizamos uma avaliação de repertório dentre eles os protocolos: VB-MAPP, ABLLS-R, Portage, Checklist Curriculum do Modelo de Intervenção Precoce,PEP-R, entre outros.
Conforme o repertório apresentado é elaborado um Plano de Ensino Individualizado (PEI) e indicado e organizado uma carga horária semanal distribuídas nos contextos clínico, domiciliar, escolar e orientação de pais e escola. Os resultados destas avaliações costumam ser usados para nortear e traçar metas para pais, escola e toda equipe envolvida no trabalho.
Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica:
Na Avaliação Neuropsicológica Infantil as esferas cognitivas são avaliadas para compreender o perfil atual de funcionamento cerebral da criança. Para isso são avaliadas funções e habilidades diversas como: atenção e linguagem, funções executivas e habilidades sociais e comportamental Habilidades sensório – perceptivas e funções motoras, aprendizagem memória, habilidades viso espaciais e acadêmicas. Identificando de forma precoce possíveis déficits, transtornos e as causas das dificuldades de aprendizagem.
INTERVENÇÃO
Intervenção Comportamental ABA:
A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma ciência que objetiva promover e desenvolver condições para uma melhor qualidade de vida das pessoas. A ciência com grande comprovação científica, que se aplica como uma intervenção para manter ou ensinar habilidades, diminuir comportamentos inadequados e generalizar habilidades em diversos ambientes. No Instituto Aprimorar, as pessoas com neurodesenvolvimento atípico e atraso no desenvolvimento são atendidas neste modelo de intervenção, respeitando a sua individualidade e suas necessidades no Plano de Ensino Individualizado (PEI).
Intervenção Precoce no Modelo Denver ESDM:
Os primeiros sinais comportamentais do TEA podem ser observáveis quando a criança atinge os primeiros meses de vida, logo, compreende-se que quanto mais cedo a intervenção se iniciar, menores serão as dificuldades decorrentes do TEA. As pesquisas apontam que a estimulação precoce possibilita a capacidade do cérebro de criar estruturas e ramificações neuronais. A reabilitação de crianças com atrasos deve ser feita com terapias baseadas em metodologias comportamentais, tal como o Modelo Denver que tem o objetivo de estimular e ensinar através de brincadeiras, buscando sempre a motivação das crianças. É indicado para crianças de até 5 anos de idade.
Intervenção Psicopedagógica em ABA:
Tem como objetivo atender as demandas de aprendizagem, acadêmica e escolares como orientação para inclusão escolar, adaptação curricular, alfabetização, articulação entre currículo escolar e clínico, identifica estratégias para inclusão escolar e acompanha a evolução, entre outras.
Intervenção em Fonoaudiologia em ABA:
Objetiva atender às demandas de atendimento relacionadas à fonoaudiologia como a fala, comunicação, audição, alfabetização (entre outras) na perspectiva do ABA.
Intervenção em Terapia Ocupacional em ABA e Integração Sensorial:
Oferece o atendimento de demandas relacionadas à Terapia Ocupacional dentro da perspectiva da ABA e integração sensorial.
Psicoterapia para Familiares de Pessoas com Neurodesenvolvimento Atípico:
Atendimento psicológico especializado para familiares e cuidadores de crianças, adolescentes e adultos com neurodesenvolvimento atípico. A psicoterapia visa ser um espaço de escuta, acolhimento, reflexão direcionada, contribuindo para encontrar estratégias para lidar e superar os desafios.
TREINAMENTOS, SUPERVISÕES E CONSULTORIAS
Treinamento Parental com ênfase nas práticas diárias:
Torna-se importante, não somente para a conscientização das características do indivíduo com atraso no desenvolvimento, mas também sobre como estimular no dia a dia as habilidades da pessoa atendida. Quando os pais compreendem e fazem parte da intervenção, há maior probabilidade de ganhos nas habilidades adquiridas nos programas de ensino da intervenção.
Treinamento e Formação em ABA, Educação Inclusiva, Intervenção Precoce no Modelo Denver para clínicas e escolas:
Voltado para instituições e profissionais que buscam aprimorar seus conhecimentos e práticas. Dentre os oferecidos pelo Instituto Aprimorar estão: manejo de comportamentos inadequados, elaboração de PEI, inclusão escolar, princípios básicos, intervenção precoce no modelo Denver, formação em aplicador/AT, ABA na Escola.
Consultoria em Inclusão no âmbito escolar:
A consultoria consiste em identificar demandas no escopo de trabalho, critérios que edificam a qualidade no atendimento ao público e nos processos de avaliação, intervenção, elaboração, acompanhamento e implementação de estratégias de intervenção , bem como a articulação entre equipes internas e externas, treinamentos, elaboração e organização de soluções das demandas identificadas, acompanhamento da implementação das estratégias adotadas em escolas regulares e clínicas.
Supervisão em ABA para famílias de todo o Brasil:
Supervisão de intervenção em ABA de crianças com neurodesenvolvimento atípico em todo o Brasil. Inclui desde a avaliação de repertório à domicílio, elaboração de relatório de avaliação, elaboração de PEI, formação e treinamento da aplicadora ABA, acompanhamento em supervisão semanal e orientação familiar e escolar.
Supervisão ABA para profissionais de todo o Brasil:
Consiste em acompanhamento especializado e orientação de profissionais da saúde e educação para avaliação de repertório, elaboração de PEI, planejamento de materiais e recursos para as intervenções, como estabelecer a articulação das intervenções com os outros contextos que a criança/adolescente está inserido, devolutiva do profissional supervisionado à família sobre o trabalho desenvolvido, análise da prática profissional para orientação mais assertiva, levando a um melhor desempenho da criança/adolescente.